MARMORARIA GRANFORTH

Museu Rural Auta Pinheiro Bezerra

SÓ PIZZAS MINI


quinta-feira, 2 de abril de 2020

Mulher denuncia e passageiro de ônibus é preso por ato obsceno na BR-101



A Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu nesta quarta-feira (1º), no km 115 da BR-101, em São José de Mipibu, um homem de 35 anos, passageiro de um ônibus que fazia a linha entre Natal e a cidade de Pedro Velho.

Uma mulher de 33 anos, que estava sentada em uma poltrona na frente do homem, percebeu que ele estava praticando o ato obsceno de masturbação.

De imediato, ela comunicou o fato ao cobrador do veículo. Este se dirigiu ao suspeito e constatou a denúncia. O homem ainda tentou descer do ônibus, mas foi impedido. Em seguida, o motorista percebeu a presença de viaturas da PRF às margens da rodovia, onde parou e relatou o ocorrido.

Diante das evidências, o passageiro foi detido e encaminhado com a vítima e o cobrador para a Delegacia de Plantão da Zona Sul de Natal.






Assembleia Legislativa do RN reforça bandeira em prol da Conscientização do Autismo


No dia Mundial de Conscientização do Autismo, nesta quinta-feira (2), a Assembleia Legislativa destaca a contribuição do Legislativo ao tema. Primeira Casa Legislativa do país a desenvolver uma ação institucional sobre o assunto, em 2018, lançou a campanha “Autismo: entenda o ritmo de cada um”, que promoveu o esclarecimento acerca do Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) em todo o Rio Grande do Norte.

Também por iniciativa da Assembleia Legislativa, duas Leis já estão em vigor na defesa do autista: a Lei Nº 10.464/2018, que inclue autistas e pessoas com deficiência mental e visual na isenção de IPVA para compra de veículos e a Lei 9837/2014, que proíbe a cobrança de valores adicionais para matrícula ou mensalidade de estudantes com autismo, síndrome de Down, Transtorno invasivo do Desenvolvimento ou outras síndromes.

Além dessas, outra proposta, de autoria do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ezequiel Ferreira (PSDB) tramita para aprovação do Legislativo. Trata-se do Projeto de Lei Nº 181/2018, que institui as diretrizes para a Política Estadual de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista.

“Esta Casa tem buscado estar cada vez mais próxima da população e das questões que envolvem a sociedade. Tem sido assim quando o tema é o Transtorno de Espectro Autista (TEA). Sempre buscando a promoção de debates e a construção de políticas públicas em torno desse tema”, destaca Ezequiel Ferreira.

A repercussão da campanha pode ser observada nos cinemas; supermercados, shoppings, restaurantes, bancos e estabelecimentos comerciais que incluíram placas de prioridade nas filas.

Em meio ao isolamento social e a crise que a sociedade vive para o controle da disseminação do COVID-19, o Dia Mundial do Autismo, comemorado nesta quinta-feira (2), será lembrado, esse ano, de forma diferente: apenas nas redes sociais. O foco esse ano será difundir informações relacionadas ao atual momento, visto que as pessoas com o Transtorno do Espectro Autista fazem parte do grupo de indivíduos que possuem um risco maior de contágio pelo Coronavírus, segundo o CDC (Centro de Controle e Prevenção de Doenças).

Pensado pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 18 de dezembro de 2007, o Dia Mundial de Conscientização do Autismo foi criado como objetivo de alertar as sociedades e governantes ao redor do mundo sobre o distúrbio, colaborando para sanar preconceitos.






Decreto autoriza PM a inspecionar veículos que entrarem no território do RN



O novo decreto publicado nesta quinta-feira (2) pelo Governo do Rio Grande do Norte, ampliando as medidas de isolamento contra o novo coronavírus no estado, autorizou a Polícia Militar a inspecionar qualquer veículo que entrar no território potiguar, para verificar se existe pessoa com sintoma da Covid-19.

De acordo com o texto, o Comando de Policiamento Rodoviário Estadual (CPRE) está autorizado a inspecionar todo e qualquer veículo de transporte rodoviário de passageiros, público ou privado, regular ou alternativo, quando estiver entrando no território potiguar por rodovias estaduais.

As autoridades deverão averiguar a existência de passageiros com sintomas de contaminação pelo novo coronavírus. Caso sejam detectados sintomas, os agentes de segurança deverão recomendar o regresso do caso suspeito para o estado de origem, observando-se os cuidados necessários para preservação da saúde do passageiro e evitar a disseminação da doença.

Caso o passageiro se recuse ao retorno ao seu estado de origem, será notificado para que cumpra isolamento social domiciliar por, no mínimo, 14 dias, conforme as orientações dos órgãos sanitários. O isolamento pode ser feito em um hotel ou pousada, caso não tenha imóvel para ficar no RN.

Durante as inspeções realizadas pelo CPRE, equipes de saúde poderão fazer medição da temperatura dos passageiros para detectar febre, um dos sintomas do novo coronavírus.

Prisão

O decreto ainda orienta que os agentes de segurança pública e agentes de saúde prendam quem quer que seja encontrado em flagrante delito relacionado à propagação do novo coronavírus.

“A Polícia Militar lembra, ainda, que há diversos crimes que podem ser autuados aqueles que desobedecem a determinação do Poder Público quanto ao isolamento, entre eles encontra-se o art. 268 do Código Penal que prevê a detenção de um mês a um ano, e multa”, informou a PM.






Confira os dados do Boletim Epidemiológico para Covid-19 em Santa Cruz nesta quinta-feira (02).

A imagem pode conter: texto

RN vai receber do Ministério da Saúde 7.729 testes rápidos para o coronavírus



O Ministério da Saúde anunciou que foi dado início à distribuição do primeiro lote de testes rápidos para Covid-19 aos Estados. Do total de 500 mil testes, o Rio Grande do Norte receberá 7.729 referentes ao primeiro lote.
O Governo Federal adquiriu 5 milhões de testes. Estas 500 mil unidades fazem parte do primeiro lote de distribuição. A prioridade de realização dos testes é para profissionais das área de saúde e segurança pública que apresentem sintomas de qualquer síndrome gripal. O resultado sai em cerca 20 minutos, apenas.
O restante dos testes rápidos doados pela Vale (4,5 milhões) deve chegar ao Brasil ainda no mês de abril. A previsão é de entrega de 1 milhão de testes por semana.
“Os testes rápidos devem ser feitos somente após o sétimo dia do início dos sintomas. Ele serve apenas para marcar se a pessoa tem ou não o anticorpo que combate o vírus. Vai mostrar se você já teve no passado, e nesse caso está imune, ou se tem o vírus no período latente da doença”, explicou o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta. “Muita gente vai ganhar imunidade grátis, não vão ter nem sintomas”, completou.






Confira o novo Boletim Epidemiológico dos casos de Covid-19 desta quarta-feira (01) em Santa Cruz

A imagem pode conter: texto

Governadora prorroga suspensão das aulas e fechamento de bares e restaurantes até 23 de abril no RN



A governadora Fátima Bezerra (PT) anunciou nesta quarta-feira (1º) que vai renovar o decreto que suspende as atividades de bares e restaurantes no Rio Grande do Norte por causa da pandemia do novo coronavírus. Segundo a chefe do Poder Executivo potiguar, a prorrogação vai até o dia 23 de abril.

A renovação do prazo de isolamento social continua valendo também para escolas das redes pública e privada do estado, e demais estabelecimentos e espaços públicos que estão na primeira publicação, de 21 de março.

Fátima Bezerra fez o anúncio através de sua conta no Twitter. No mesmo pronunciamento, a governadora afirmou também que manterá a permissão de funcionamento de oficinas e restaurantes fora do perímetro urbano.

A medida, segundo ela, serve para não deixar desguarnecidos os caminhoneiros, que continuam trabalhando para abastecer os serviços essenciais que seguem funcionando no estado potiguar.






Chuvas de março têm média de 28% acima do esperado, diz Emparn



Confirmando as previsões anunciadas em janeiro pela equipe da Unidade Instrumental de Meteorologia da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), o volume acumulado de chuvas no Rio Grande do Norte no mês de março foi de 28,2% acima da média esperada.

No total, 101 municípios choveram de normal a acima do normal no período. O volume observado foi de 204,7 milímetros, enquanto que o esperado foi de 159,7 mm.

“Neste mês, observou-se boa distribuição espacial das chuvas nas regiões Oeste e Central, com média próxima a 200 mm. Em algumas áreas do Seridó (São Fernando e Jucurutu), e no Agreste (São Tomé, João Câmara e Parazinho), as chuvas apresentaram valores abaixo de 100 mm”, disse meteorologista Gilmar Bristot.

O Oeste foi a região que mais choveu no período, com média observada de 251,6 mm, enquanto que a esperada era de 197,5 mm, desvio positivo de 27,4%.

Em seguida vem a região Leste, com 231,9 mm, que foi a com maior percentual: 39,%.

Na região Central choveu 173,8 mm, e no Agreste 161,3 mm.

Os municípios com as maiores volumes no Oeste foram:
Martins (444,9 mm)
Caraúbas (398,9 mm)
Serrinha dos Pintos (397,1 mm)
Mossoró (396,6 mm)

Na Região Central, destaque para:
Santana do Matos (305,7 mm)
Currais Novos (304,6 mm)

No Agreste:
Jaçanã (438,6 mm)

Litoral:
Natal (433,5 mm)
Parnamirim (398, 9 mm)
Análise e previsão para abril

O primeiro trimestre de 2020 registrou bons volumes de chuvas no RN. Janeiro com média no estado de 100,7 (mm), fevereiro com 110,9mm e março com 204,7mm “A perspectiva é de que em 2020 tenhamos um período chuvoso de normal a acima do normal, dentro, ou acima, da média histórica ”, avaliou Bristot.

A expectativa dos meteorologistas para o mês de abril, mês em que as chuvas começam a acontecer com mais frequência no Leste do RN, chuvas com volumes normais em todo o Estado, uma vez que as condições oceânicas e atmosféricas continuam favoráveis.






Vai demorar: ajuda de R$ 600 a informais ainda precisa de regulamentação



Dois dias depois de o Congresso ter aprovado o texto, o presidente Jair Bolsonaro sancionou, ontem, o projeto de lei que prevê o pagamento de um auxílio emergencial de R$ 600 até R$ 1,2 mil a trabalhadores informais prejudicados pela crise gerada pelo novo coronavírus. A medida garante uma renda mínima básica emergencial por pelo menos três meses, prazo que pode ser estendido, caso o surto da Covid-19 continue. O chefe do Executivo afirmou que o projeto beneficiará 54 milhões de pessoas, a um custo de aproximadamente R$ 98 bilhões para o Tesouro.

Para que comece a valer, o governo ainda precisa editar um decreto para regulamentar a lei, o que será feito pelo ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni. Em entrevista à TV Bandeirantes, Bolsonaro destacou que o texto será publicado em breve, mas não cravou uma data. “Já está na cabeça do Onyx e está sendo colocado no papel para a gente, o mais rápido possível, também publicá-lo. Se bem que, de qualquer maneira, se publicar o decreto hoje, meia-noite, ou daqui a três, quatro dias, não tem problema, porque o trabalho para se colocar em prática o que o decreto vai definir já está sendo feito”, ressaltou.

Coronavírus: Brasil fica sem equipamentos após compra em massa dos EUA


O Ministro Luiz Henrique Mandetta informou nesta quarta-feira, 1º, que diversas compras de equipamentos de proteção individual para profissionais da saúde a exemplo de máscaras e luvas não foram concluídas após os Estados Unidos adquirirem da China grandes quantidades de produtos transportados em 23 aviões cargueiros.

Ele informou que a China é a principal produtora do material e que o mundo acostumou-se a buscar abastecimento no país pelos preços baixos. “As nossas compras, que nós tínhamos expectativa de concretizar, para poder fazer o abastecimento, muitas caíram”.

O ministro disse que “essa é uma das nossas fragilidades”. Mandetta afirmou que situação parecida ocorreu com a compra de respiradores. “Entregaram a primeira parte. Na segunda parte, mesmo com eles contratados, assinados, com o dinheiro para pagar, quem ganhou falou: não tenho mais os respiradores, não consigo te entregar. Então, nós voltamos de algo que a gente achava que a gente já tinha, demos um passo para trás”, lamentou.

Ele disse que espera que a China tenha uma “produção mais organizada” e que os países que “exercem o seu poder muito forte de compra já tenham se saciado” para que o Brasil possa reabastecer de itens essenciais.

Enquanto isso não ocorre, Mandetta disse que pode ser preciso normatizar o uso de máscaras do tipo N95 por mais tempo em centros de saúde. Seria necessário escrever o nome dos profissionais no item e ela passaria por esterilização para ser reutilizada.







RN: Com coronavírus, empresário faz festa com cerca de 15 pessoas

 

O empresário Francisco Chagas Neto, do Rio Grande do Norte, fez uma festa com cerca de 15 pessoas enquanto estava em isolamento com suspeita de coronavírus. O resultado do exame dele saiu um dia após o evento, no dia 29 de março, e deu positivo para a Covid-19. As informações são do G1.

Segundo o empresário, de 28 anos, que trabalha com materiais de limpeza, ele apresentou sintomas de gripe comum como tosse, coriza e febre leve no dia 15 de março. Quatro dias depois, ele decidiu se isolar em casa após uma piora do quadro. Ele procurou atendimento médico e foi submetido ao teste para identificar contaminação pelo coronavírus.

No último dia 28, contrariando as recomendações da Organização Mundial da Saúde, o empresário organizou a festa com os amigos.

“Errei. Errei feio, fui irresponsável e assumo o meu erro. O que eu posso fazer é pedir perdão aos meus amigos e à sociedade. Quem me conhece sabe que sou uma boa pessoa, de boa índole e nunca quis fazer mal a ninguém. Agora, o que eu posso fazer é orar e pedir para que nada de pior aconteça”, disse o empresário ao G1.

Após receber o diagnóstico da doença, Chagas fez uma transmissão ao vivo pela internet para pedir desculpas. Ele diz acreditar que pode ter se infectado em uma das viagens de trabalho pelo Estado. “Quando eu fiz o exame já estava bem, sem nenhum sintoma, por isso que me reuni com os meus amigos”, justificou.

Os amigos do empresário são moradores de Carnaubais e de Alto do Rodrigues, cidades do Rio Grande do Norte. Segundo a Secretaria Municipal de Carnaubais, foi recomendado isolamento ao paciente, aos familiares e às pessoas que participaram da festa. A secretaria informou ainda que essas pessoas assinaram um termo se comprometendo a cumprir o isolamento por 14 dias.






quarta-feira, 1 de abril de 2020

WhatsApp vai liberar o uso de uma mesma conta em vários aparelhos



O WhatsApp está testando um novo recurso que é bastante aguardado por parte da comunidade. Trata-se da função de permitir que você utilize uma mesma conta logada ao mesmo tempo em vários dispositivos. A novidade foi inserida pela primeira vez na versão 2.20.110 de quem faz parte do programa de testes Beta do mensageiro. Rumores anteriores já indicavam que a ferramenta traria a novidade em algum momento.

Segundo o site WABetaInfo, a função é bastante simples de ser ativada e permite a você utilizar o mesmo perfil do WhatsApp simultaneamente em um celular e um tablet, por exemplo — algo bastante útil para quem usa o app para contatos comerciais ou está sem bateria em um dos dispositivos, por exemplo.

Vale lembrar que isso não é o mesmo que logar via WhatsApp Web no navegador, por exemplo, já que esse recurso é apenas uma “emulação” da tela do mensageiro. No caso em desenvolvimento, trata-se de uma mesma conta ativada no aplicativo, assim como já permite o rival Telegram. A forma de login deve envolver o número de telefone cadastrado e uma mensagem de confirmação.






Fátima prorrogará suspensão de aulas nas redes públicas e privadas










‘Abril Verde’ de 2020 vai tratar da prevenção ao novo coronavírus para trabalhadores de serviços essenciais


A campanha é promovida pelo programa “Trabalho Seguro” e tem início nesta quarta-feira (1º)
Por Redação - Publicado em 01/04/2020 às 08:31

A campanha “Abril Verde” será realizada durante todo este mês e vai contar com abordagens a empregados e empregadores

D edicado à prevenção a acidentes de trabalho, o “Abril Verde” terá como tema em 2020 os cuidados com relação ao novo coronavírus para trabalhadores dos serviços essenciais. A campanha é promovida pelo programa “Trabalho Seguro” e pelo Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região (TRT-RN) e tem início nesta quarta-feira (1º).

O juiz do trabalho Alexandre Érico Alves, um dos coordenadores do “Trabalho Seguro” no RN, explica que apesar das recomendações para o isolamento social, há trabalhadores que, em razão das atividades que exercem, não podem parar.

“A gente, então, resolveu adotar a pandemia como mote da campanha para enfatizar a necessidade da manutenção de um ambiente de trabalho seguro e saudável, além da proteção dos trabalhadores como os médicos e enfermeiros, profissionais do comércio de alimentos, da segurança pública e privada, dentre outros”, explicou o magistrado.

A campanha “Abril Verde” será realizada durante todo este mês e vai contar com abordagens a empregados e empregadores.






Governo estuda isentar conta de luz de consumidores de baixa renda




BRASÍLIA - O governo estuda formas de isentar a conta de luz dos consumidores de baixa renda cadastrados no programa Tarifa Social por três meses. A medida tem “grandes chances de prosperar”, de acordo com o diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), André Pepitone. Segundo ele, seria uma medida para conter os impactos econômicos do avanço da pandemia do novo coronavírus.

“Existe uma tratativa no governo tramitando neste momento, capitaneada pela Casa Civil, com participação do Ministério de Minas e Energia, e a discussão é que haja um subsídio por um período não inferior a 90 dias”, disse ele, em reunião pública da diretoria da Aneel.

Sítio Novo (RN): prefeito cancela Festival de Quadrilhas


O prefeito de Sítio Novo-RN, Edilson Júnior, cancelou por causa da pandemia Coronavírus, o tradicional Festival de Quadrilhas, que aconteceria no mês de junho.

Segundo o prefeito, o município já havia a segurado uma emenda parlamenta no valor de R$ 180 mil para o evento, mas agora será toda destinada para a saúde. 







Coronavírus: jovem é a segunda vítima morta no RN


A Secretaria Estadual de Saúde Pública – Sesap confirmou que a morte de Matheus Aciole de 23 anos, no Hospital Antônio Prudente, no fim da tarde desta terça-feira foi por causa do coronavírus. É o primeiro óbito causado pelo vírus na capital potiguar.

Ele é o segundo óbito no Rio Grande do Norte provocado pela Covid-19. O primeiro foi o professor universitário Luiz Di Souza (61 anos), em Mossoró.




Coronavírus: domésticos formais poderão receber seguro-desemprego e sacar FGTS



Após a aprovação de um auxílio emergencial para os trabalhadores informais, o governo tenta agora centrar seus esforços na aprovação de medidas para auxiliar empregados com carteira assinada durante a crise do novo coronavírus.
A equipe econômica já acertou que trabalhadores domésticos formalizados terão acesso ao seguro-desemprego se tiverem contrato suspenso ou redução de jornada e salários. Em outra frente, o governo calcula que pode liberar cerca de R$ 1 mil por conta na nova rodada de saques do FGTS.
Segundo apurou o Estadão/Broadcast, a inclusão dos domésticos na medida de proteção aos trabalhadores formais foi um pedido do ministro da Economia, Paulo Guedes, que tem dito que “ninguém será deixado para trás”. Quem for diarista poderá pleitear o auxílio emergencial a trabalhadores informais, caso preencha todos os requisitos.

Governo usará inteligência artificial para fazer consulta à distância e mapear riscos do coronavírus



O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, afirmou ontem terça-feira, 31, que a pasta vai começar esta semana a fazer um disparo em massa de ligações para fazer uma triagem à distância na população e acompanhar riscos de contaminação pelo novo coronavírus. A ideia é evitar uma sobrecarga no sistema de saúde.
“A gente fez um algoritmo com disparo de ligações para 125 milhões de brasileiros, ligado em um grande data center”, disse Mandetta durante entrevista coletiva no Palácio do Planalto.
“Hoje a gente dispara as ligações. Então não se espantem se receberem as ligações, fazer uma consulta, vai te perguntando, você vai respondendo, e aí ela começa a acompanhar. O sistema com inteligência artificial vai triando, começa a acompanhar e dizer: posso te ligar daqui a oito horas, dez horas, 12 horas?”, explicou o ministro
O conjunto dessas informações vai permitir antecipar quem é do grupo e risco, que tem contato com quem, entre outras informações. Na prática, o governo quer reunir informações por meio desse recurso, para tentar rastrear o perfil das pessoas e, assim, identificar possíveis “zonas quentes” de contaminação pelo País, se antecipando a trajetórias da covid-19.






terça-feira, 31 de março de 2020

Confira os dados do mais novo Boletim Epidemiológico dos casos de Covid-19 nesta terça-feira (31) em Santa Cruz.

A imagem pode conter: texto

Tragédia: Japiense morre ao receber descarga elétrica em celular plugado da tomada


Um homem de 61 anos morreu após receber uma descarga elétrica enquanto usava o celular plugado na tomada. O fato ocorreu na manhã desta terça-feira (31) em Pium, lugarejo pertencente aos municípios de Parnamirim e Nísia Floresta. As informações são do blogueiro Jadson Batista.

Francisco Sales Martins é natural de Japi, e estava a trabalho em Pium.

O prefeito Jodoval Pontes emitiu nota de pesar pelo ocorrido. 




Aumenta para 3 o número de respiradores no Hospital Aluísio Bezerra


O Hospital Regional Aluísio Bezerra, na cidade de Santa Cruz-RN, agora conta com três respiradores, que serão utilizados na recuperação de pessoas infectadas com o Coronavírus (Covid-19).

Segundo informações, mais um aparelho foi adquiro esta semana para o hospital, através da prefeitura de Santa Cruz.

Ainda segundo informações, o vereador Jean Paraibano, conseguiu uma emenda parlamentar para compra três aparelhos, que custam em média 50 mil reais cada.

De acordo com informações, o deputado Tomba Farias, também pleiteia uma emenda para compra de respiradores para o hospital. 








Secretário de Saúde e primeira-dama de cidade do RN são diagnosticados com coronavírus; prefeito, vereadores e auxiliares aguardam testes



O primeiro caso de coronavírus confirmado pela Secretaria Municipal de Saúde de São Gonçalo do Amarante, na região metropolitana de Natal, foi o do próprio secretário de Saúde, Jalmir Simões, de 51 anos. O resultado do teste foi divulgado oficialmente pelo município no último sábado (28). Mas ele não é o único caso na cúpula administrativa da cidade.

A primeira-dama do município, Terezinha Maia, também teve diagnóstico positivo para a Covid-19 no domingo (29). O prefeito, Paulo Emídio é tratado como caso suspeito e está em isolamento, enquanto aguarda o resultado do teste. Além deles, dois vereadores e outros dois auxiliares do gestor municipal também aguardam resultados dos exames.

Os casos suspeitos no Legislativo são dos vereadores Márcia Soares e Geraldo Veríssimo. De acordo com o secretário de Comunicação e Eventos, Rodolfo Maia, que também é um dos dois auxiliares com suspeita, todos estão bem e mantendo isolamento. De acordo com ele, o grupo participou de várias reuniões e encontros, por isso não se sabe de quem veio o vírus.
Em mensagem publicada nas redes sociais, a primeira-dama, Terezinha Maia, afirmou que ficou em isolamento desde o surgimento dos primeiros sintomas.

“Senti febre de 38º, boca amargando, dor de cabeça, um pouco de diarreia e dores nos ossos principalmente à noite”, relatou na publicação.






RN tem fila de 1.000 testes de coronavírus aguardando resultado; infraestrutura está adequada, diz secretaria



O Rio Grande de Norte tem cerca de 1 mil pacientes aguardando resultados de testes do coronavírus. A informação é da Secretaria Estadual de Saúde Pública do Estado (Sesap). O RN tem 82 casos confirmados e uma morte por coronavírus, segundo o boletim epidemiológico divulgado nesta terça (31).

No RN os testes de coronavírus são feitos no Lacen e no Instituto de Medicina Tropical da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

A Sesap explica que o exame se divide em duas partes: a primeira é a extração do material genético, que o Estado tem a capacidade para fazer 192 amostras por dia. Na segunda parte, que é o PCR, onde é detectado o vírus, o Estado tem, junto com a UFRN, capacidade de fazer até 336 testes por dia.

“A infraestrutura está adequada. A limitação é em relação ao desabastecimento dos reagentes do PCR e por isso priorizamos as urgências. Os insumos já foram comprados pela Sesap e UFRN, no entanto, a grande demanda no Brasil e a falta de voos impedem que eles cheguem em tempo hábil”, explicou a secretaria.

A Sesap informou ainda que não sabe quando e quantos novos testes devem chegar, apenas recebeu a informação de que seria no início de abril. “Até agora, o estado recebeu, do Ministério da Saúde, 312 testes vindos da Bio-Manguinhos/Fiocruz. A primeira leva foi de 96 testes e a segunda teve mais de 200”.






Inep publica cronograma do Enem; provas serão em 1° e 8 de novembro



O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou nesta terça-feira (31) os editais das versões impressa e digital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020. O período de inscrição será de 11 a 22 de maio. O participante que optar por fazer o Enem impresso não poderá se inscrever na edição digital e, após concluir o processo, não poderá alterar sua opção.

De acordo com o cronograma, o Enem 2020 impresso será aplicado em 1º e 8 de novembro. Os editais foram publicadas no Diário Oficial da União desta terça-feira e também estão disponíveis na página do Enem. Os participantes que optarem por realizar a versão digital do exame farão as provas nos dias 11 e 18 de outubro.

A autarquia vinculada ao Ministério da Educação também informou que, a partir do dia 6 de abril, os estudantes poderão fazer a solicitação de isenção da taxa de inscrição do Enem.

Os requerimentos e as justificativas de ausência na edição anterior devem ser feitas pela internet, na Página do Participante, com acesso pelo computador ou celular.

Presidente da Assembleia RN, Ezequiel Ferreira anuncia R$ 2 milhões no combate ao Coronavírus



O combate ao coronavírus no Rio Grande do Norte recebe apoio financeiro de R$ 2 milhões, anunciado pelo presidente da Assembleia Legislativa, Ezequiel Ferreira (PSDB) para o combate ao coronavírus.

Em seu pronunciamento – exibido nas redes sociais do Legislativo – o presidente comenta a pandemia e os efeitos no mundo, dirigindo as ações aos norteriograndenses. “O mundo vive a maior crise dos últimos tempos por causa do Coronavírus. A sociedade merece ações responsáveis e rápidas no combate à pandemia e por isso, como presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, juntamente com os 24 deputados estaduais e servidores, anunciamos a destinação de R$ 2 milhões e noventa mil reais para leitos de UTI do Hospital da Polícia Militar e milhares de equipamentos de proteção individual para atender os profissionais de saúde, segurança e a população nos hospitais regionais, referenciados para a Covid-19”, destaca.

O apoio financeiro da Assembleia Legislativa nas ações de combate ao Coronavírus contempla recursos fundamentais para o amplo funcionamento dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital da Polícia Militar, em Natal. Os leitos receberão pacientes em tratamento da doença. A liberação do funcionamento das UTIs ocorre no momento em que a Assembleia, Governo do Estado, poderes e instituições atuam em parceria na ampliação de leitos nas unidades hospitalares do Estado.

O presidente da Assembleia Legislativa reafirma a importância da medida urgente, com aporte financeiro feito de maneira imediata pelo Legislativo. “O Legislativo se une no combate ao Coronavírus com ações parlamentares e com todo esforço no Poder Legislativo. Reduzimos as despesas e suspendemos temporariamente os projetos. Dando condições para o apoio financeiro que irá garantir mais leitos de UTI e equipamentos de segurança fundamentais para a saúde da população”, aponta o presidente.

Além do suporte financeiro, os deputados da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte destinaram emendas para a saúde; solicitaram mais de 30 requerimentos e se solidarizaram com a população.






Luisa Mell compartilha vídeo emocionante celebrando a volta do marido para casa



Luisa Mell emocionou seus seguidores no início da tarde desta terça-feira (31) ao compartilharem seu Instagram um vídeo em que aparece comemorando muito a volta do marido para casa.

Gilberto Zaborowsky estava internado há oito dias por conta das complicações do coronavírus. A ativista também está com a doença e segue em isolamento em casa. No vídeo compartilhado por Luisa, ela aparece celebrando muito e bastante emocionada com a volta do marido para a casa. Gilberto também aparece agradecendo as mensagens de carinho que recebeu.

Na legenda da publicação, ela escreveu: “Meu marido tá em casaaaaaa!!!!! Eu n consigo aguentar de tanta felicidade! Obrigada Deus! Obrigada a cada um de vcs que torceu, rezou🙏🙏🙏 ainda tem q acabar o tratamento em casa. N podemos sair nos prox 14 dias! Mas eu tô tão feliz!!!!!!!!🙏🙏Que felicidade! Obrigada! Obrigada! Obrigada 🙏❤️❤️❤️🍾🍾🍾🍾🍾🍾❤️❤️❤️❤️.”






Brasil tem 201 mortes por coronavírus, segundo Ministério da Saúde



O Brasil registrou nesta terça-feira, 31, em plataforma do Ministério da Saúde, 5.717 casos confirmados da covid-19, transmitida pelo novo coronavírus. O número mostra 1.138 novas confirmações em relação à última atualização, feita na segunda, dos dados da pandemia no País. As mortes pela doença chegam a 201 , com aumento de 42 óbitos em relação à ultima contagem. A taxa de mortalidade da doença continua em 3,5%.

Para conter o avanço da pandemia, o Ministério da Saúde orienta que a população siga em isolamento social, diminuindo assim o ritmo de contágio do vírus e evitando que o sistema de saúde se sobrecarregue. A medida vai na mesma direção que o recomendado por especialistas e pela Organização Mundial da Saúde.

As autoridades da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) também afirmaram hoje que as medidas de isolamento social são as mais adequadas para reduzir o avanço da pandemia do novo coronavírus, que já atinge 823 mil pessoas em 177 países, com 39 mil mortes.

Na contramão dessas recomendações e contrariando governadores, o presidente Jair Bolsonaro defende que a população volte ao trabalho mesmo durante medidas de isolamento social. Questionado na manhã de hoje sobre declarações do ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, defensor das medidas de isolamento social, Bolsonaro estimulou apoiadores a hostilizarem a imprensa e mandou repórteres ficarem quietos. Jornalistas que fazem a cobertura diária do Palácio da Alvorada se retiraram de entrevista concedida pelo presidente.






Segundo cientistas brasileiros, novo coronavírus está em mutação



Um grupo de cientistas brasileiros fez o sequenciamento genético do novo coronavírus que circula pelo Brasil, o que permite abrir um banco com informações sobre a identidade que o microrganismo está ganhando desde que desembarcou por aqui. Segundo os pesquisadores, o vírus já está em mutação, ganhando características próprias enquanto se espalha pela região.

Pesquisadores começaram a decifrar identidade do novo coronavírus

O resultado do trabalho indica também que o vírus chegou ao Brasil vindo, principalmente, da Europa -- poucos casos chegaram importados da Ásia.

'O estudo confirma que a transmissão comunitária é real ao identificar agrupamentos de vírus muito parecidos entre si', diz Ana Tereza Vasconcelos, coordenadora do Laboratório de Bioinformática do LNCC (Laboratório Nacional de Computação Científica).

O LNCC participou da iniciativa com a UFRJ e a UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Pesquisadores do Instituto de Medicina Tropical da Faculdade de Medicina da USP e da Universidade de Oxford colaboraram no projeto.